top of page
Fundo .png

LGA consegue decisão que autoriza recolhimento de ITBI sobre o valor da operação de compra e venda

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna (BA) concedeu tutela de evidência autorizando o recolhimento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (“ITVI”) ao Município de Itabuna sobre o efetivo valor da operação de compra e venda, em detrimento da cobrança do imposto sobre o valor venal do imóvel. No caso, o Município de Itabuna indica como valor venal do imóvel aquele utilizado para fins de IPTU.

De acordo com a decisão, deve-se levar em consideração o entendimento firmado no STJ, no julgamento do REsp nº 1.937.821 (Tema 1113), sob a sistemática dos recursos repetitivos, no sentido de que: “a) a base de cálculo do ITBI é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, não estando vinculada à base de cálculo do IPTU, que nem sequer pode ser utilizada como piso de tributação”.


Ademais, a decisão também reconheceu que o valor da transação declarado pelo contribuinte goza de presunção de que é condizente com o valor de mercado, o somente pode ser afastado pelo fisco mediante a regular instauração de processo administrativo próprio (art. 148 do CTN), pois o Município não pode arbitrar previamente a base de cálculo do ITBI com respaldo em valor de referência por ele estabelecido unilateralmente.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Receba nossas publicações

Obrigado pelo envio!

bottom of page