top of page
Fundo .png

Receita Federal esclarece regras sobre uso de prejuízos fiscais em casos de mudança societária e de atividade

Não setorial | Tributos Diretos


A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 116/2025, publicada em 22 de julho de 2025, reforçou as restrições ao aproveitamento de prejuízos fiscais e bases de cálculo negativas da CSLL por empresas que passam por mudanças estruturais relevantes.


Segundo o entendimento, a compensação desses valores é vedada quando ocorrerem, de forma cumulativa, duas situações entre a data da apuração e a compensação:


  • Alteração do controle societário e;

  • Mudança do ramo de atividade da empresa.


No caso analisado, a empresa consulente deixou de atuar como indústria para operar apenas como comerciante — mudança considerada pela Receita como alteração do ramo de atividade, pois modificou a essência da operação empresarial. Além disso, houve a saída de um dos sócios, com a concentração da totalidade das cotas no sócio remanescente, mas sem ingresso de novos sócios, o que afastou o reconhecimento de mudança no controle societário.


A Receita Federal concluiu que, como apenas uma das condições exigidas para vedar a compensação foi verificada, a empresa ainda pode utilizar os créditos. No entanto, o órgão reforçou que, caso haja as duas alterações combinadas, os prejuízos fiscais e bases negativas devem ser baixados no e-Lalur e e-Lacs, ficando vedado seu aproveitamento futuro, inclusive em programas de transação tributária, como o Quita PGFN e a Transação Individual, disciplinados pelas Portarias PGFN nº 8.798/2022 e nº 6.757/2022.


O posicionamento da Receita está amparado no art. 32 do Decreto-Lei nº 2.341/1987, art. 584 do Decreto nº 9.580/2018 (RIR/2018) e art. 209 da Instrução Normativa RFB nº 1.700/2017, normas que visam coibir práticas de planejamento tributário abusivo, especialmente em reestruturações societárias voltadas ao aproveitamento indevido de créditos fiscais acumulados.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Receba nossas publicações

Obrigado pelo envio!

bottom of page